InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  
TOP 30 //Vote Ai Galera No Forum !! Votem no Wc Tibia !! Vote Ai Galera No Forum//TOP 30
Conectar-se
Nome de usuário:
Senha:
Conexão automática: 
:: Esqueci minha senha
Top 30
Top30 Brasil - Vote neste site!
Top dos mais postadores
Sir Kevin
 
GuiiiS
 
jowjoww
 
Master Ices
 
Nijax
 
Nubizinho*-*
 
DarkSteel
 
willianbk
 
lineage100
 
pkloko
 
Parceiros
PumaCheats

World Forums

Compartilhe | 
 

 Iniciando no SQL: Alguns truques práticos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
GuiiiS
Moderador
Moderador
avatar

Mensagens : 16
Pontos : 50
Reputação : 2
Data de inscrição : 14/03/2011
Idade : 23
Localização : Uberlândia

MensagemAssunto: Iniciando no SQL: Alguns truques práticos   Ter Mar 15, 2011 10:44 am

Exemplos aplicados de como melhorar a gestão de bancos de dados em websites.

Eliminar chamadas aos bancos de dados

Em páginas do tipo portal nas que nas laterais se encontram links que são impressos a partir de bancos de dados (distintas seções, serviços,...) existe sempre um efeito lentalizador devido a que se trata de páginas altamente visitadas que efetuam múltiplas chamadas a BD sistematicamente em cada uma de suas páginas.

Uma forma de agilizar a visualização destas páginas é textualizando estes links a partir de scripts internos. Colocamos o exemplo de Criarweb:

Como se pode ver, na lateral existem seções como "Suas Páginas", "Manuais" cujos links estão armazenados no banco de dados. Entretanto, os links que se visualizam na página não foram obtidos por chamadas a banco de dados e sim que, cada vez que um novo elemento da seção é adicionado, isto se atualiza automaticamente, por meio de um script, um arquivo texto no qual o novo link é incluído e o mais antigo é eliminado. De fato, este arquivo de texto é o que é inserido no código fonte da página. Deste modo, evitamos meia dúzia de chamadas a bancos de dados cada vez que uma página é vista, o qual permite otimizar recursos de servidor de uma maneira significativa.

Eliminar palavras curtas e repetições

Em situações na qual nosso banco de dados tem que armazenar campos de texto extremamente longos, e tais campos são requeridos para realizar seleções do tipo LIKE '%algo%', os recursos do BD podem se ver sensivelmente minguados Uma forma de ajudar a gerenciar este tipo de buscas é incluindo um campo adicional.

Este campo adicional pode ser criado automaticamente por meio de scripts e nele incluiríamos o texto original, do qual teremos eliminado palavras triviais como artigos, preposições ou possessivos. Além disso, nos encarregaremos de eliminar as palavras que estiverem repetidas. Desta forma poderemos diminuir sensivelmente o tamanho do campo que vai ser realmente consultado.

Comentamos em outros capítulos que os campos de texto de mais de 255 caracteres denominados memo não podem ser indexados. Se ainda depois desta primeira filtragem nosso campo continuar sendo longo demais para ser indexado, o que se pode fazer é corta-lo em pedaços de 255 caracteres de maneira que o armazenemos em diferentes campos que poderão ser indexados e portanto, consultados com maior rapidez.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
Iniciando no SQL: Alguns truques práticos
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Anti Lag - Alta Prioridade
» [TUTORIAL] Como corrigir alguns erros da Hero Egnine
» Iniciando sua Aplicação junto com Windows
» ALGUNS BUGS NO MAPA (Nivel do mapper = INICIANTE)
» Alguns Resources muito bons! \o

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: TIBIA :: Tutoriais-
Ir para: